Barriga Lisa
Não sou uma pessoa apaixonada por um estilo de vida saudável, tendo em conta que amo comer, principalmente aquilo a que carinhosamente chamo "porcarias". A minha comida preferida do momento é pizza, sou viciada em açúcar e nunca digo não a um bom rissol de camarão. Estes meus gostos nada saudáveis, juntando ao facto de estarmos de férias e por isso todas as minhas atividades envolvendo desporto estão inativas até Setembro, sinto-me cada vez mais inchada e pesada. O verão é a pior altura do ano para estar sem fazer qualquer exercício, visto que é a época dos gelados, do tempo livre para ir comer fora e da psicose de estar gorda quando visto um biquíni.
Optar por comer saladas em vez de pizza? É muito difícil. Optar por comer pão de centeio em vez daquele pão branco maravilhoso? Já o faço normalmente mas mesmo assim pãozinho branco quentinho cheio de manteiga é uma tentação. Resistir a comer aquela bola de gelado de chocolate acabadinha de sair da embalagem?
Já entenderam onde quero chegar. O verão é uma desgraça para o corpo - juntando a preguiça que nos ataca quando estamos de férias pós-faculdade e só queremos estar de papo para o ar no sofá - e se não temos cuidado podemos dar início a uma série de problemas de saúde irreversíveis, incluindo ficarmos com baixa auto-estima por nos acharmos gordos!
Como referi, ando a sentir-me inchada e gorda, o que não só é mau para a minha saúde como para o psicológico. Para resolver o meu problema, comecei a fazer exercício todos os dias e a esforçar-me ao máximo para reduzir o consumo de "porcaria" (apostando mais no exercício e menos em dieta, confesso).
Amo comer mas também amo o meu corpo e, embora não queira ser nenhuma top model de barriga lisa, também não quero sentir-me mal quando me olho ao espelho. Que fique claro, amo meu corpo como ele é, com coxas bem grandinhas e uma barriguita sempre lá presente que diz ESTA MULHER AMA COMER! e não tenho vergonha nenhuma de mostrar qualquer uma dessas coisas mas acho que há um limite, aquele limite em que deixamos de estar tão confortáveis com nós mesmos. É nesse ponto que temos de parar, refletir e fazer alguma coisa para voltar a sentirmos-nos bem com o que vemos ao espelho.
É nesse ponto que eu estou: a fazer o que posso para voltar a sentir-me confortável com o meu corpo.
O que ando a fazer para isso?
1. Exercício: comecei por fazer meia hora de exercício todos os dias, primeiro com ajuda de aplicações para o telemóvel próprias para a prática de exercício, agora com a fabulosa ajuda da minha velha Wii. Um dos primeiros jogos que tive para a Wii foi o Wii Fit Plus, desenhado precisamente para fazer exercício em casa de uma forma interativa e divertida. Lembrei-me dele recentemente e agora tenho-me divertido bastante, juntando o útil ao agradável - dou utilidade à consola, vejo as calorias que queimo e peso-me todos os dias para ver se há progressos!
2. Água: para alguém que raramente bebe água, tenho feito um esforço para beber entre 1,5 a 2 litros, juntando sumo de limão para dar algum sabor e ajudar ao processo de desinchar que a água provoca. Pode ser da minha cabeça mas sinto-me bem melhor ao fazer isto, talvez porque me mostra que estou empenhada e dedicada ao meu propósito.
3. Tentar evitar exagerar nas "porcarias" que como: este é o passo mais difícil de todos. Comer é a minha perdição mas evitar comer gordura e açúcar e adicionar fruta ao meu cardápio diário é essencial para o que quero para mim.
4. Usar uma cinta! Pode parecer estranho, por isso passo a explicar: uma das minhas atividades desportivas é ballet, onde temos obrigatoriamente de estar com a barriga e o rabo encolhido. Isto faz desenvolver uma postura mais direita e, com mais ou menos barriga, faz-nos ter o hábito de andar mais direitas e com a barriga encolhida. Deixando o ballet ou a dança no geral, perde-se estes bons hábitos que o corpo ama. Para resolver esta questão, ou me lembro de andar com a barriga para dentro ou uso uma cinta. Neste caso, ando a fazer as duas coisas.
Este é o meu plano para os próximos tempos. Com empenho e dedicação, tenho a certeza que vou ter o meu corpo exatamente como gosto, reduzir os riscos de ter problemas de saúde e quem sabe não comece a preferir comida saudável em vez de "porcaria"?
Impossível.
![]() |
| O meu querido comando da Wii, todo manchado de velhice mas com um grande propósito de vida neste momento |

Comentários
Enviar um comentário