Ser Humano
Uma das maiores dificuldades que a vida nos trouxe é ser humano, no seu significado mais puro e ingénuo. Falhar, cometer erros, lutar contra emoções como o egoísmo e o orgulho de forma a não magoar as pessoas que amamos, de forma a não as desiludir. O equilíbrio entre o pensar em nós e no outro é tão frágil e difícil de alcançar que muitas vezes esquecemos que não estamos sozinhos no mundo, estando sempre fadados a sofrer as consequências dos nossos atos seja de que maneira for.
Ser humano é o nosso maior desafio porque é ao mesmo tempo uma benção e uma maldição. Ser humano é ter capacidade de amar e perdoar, mas também de odiar e banalizar. É a capacidade de escolher entre o bem e o mal e sempre viver com os dois dentro de nós. É ser Luz e Trevas, Alegria e Tristeza, é ser uma montanha russa de emoções e pensamentos com dois pés e duas pernas.
Ser humano é SER.
Ser humano é amar. Amar envolve sofrer. Sofrer é humano.
Há pessoas que são alérgicas ao sofrimento. Que recusam arriscar-se a amar ou que fogem dos seus problemas, sejam eles exteriores ou interiores porque no final sabem que vão sentir dor e sentir dor é humano, sentir dor envolve remexer em partes de nós que quereremos proteger e preservar. Aliás, acho que somos todos alérgicos ao sofrimento. Sofrer pode quebrar a nossa autoestima, a nossa confiança no mundo, os nossos valores. A dor e o sofrimento quebram muitos muros e na maior parte das vezes não estamos preparados para ter o nosso coração exposto dessa maneira.
Ser humano requer a coragem para viver, para sentir tudo o que há para sentir, para abrirmos o nosso coração ao mundo e deixarmos as emoções entrarem, mesmo que sejam as más. Se não sentirmos dor e sofrimento, como vamos dar valor à alegria e ao amor? Se não enfrentarmos o que nos faz sofrer, como vamos saber o que nos faz bem?
Ser humano é um desafio constante, um ato de coragem e de amor à vida eterno.
Ser humano é SER.
E não há nada mais bonito que a vida 💗
Comentários
Enviar um comentário