Estudar nos Açores
Boas pessoal!
Para começar, vou explicar o que eu faço da vida: eu sou estudante de Biologia na Faculdade de Ciências de Lisboa e estou neste momento no terceiro e último ano da Licenciatura em Biologia. A minha parte favorita nesta área são os animais vertebrados, com um especial carinho pelos vertebrados marinhos, sejam peixes, golfinhos ou baleias.
Por isso, quando surgiu a oportunidade de fazer um Programa de Mobilidade eu aproveitei e decidi candidatar-me para os Açores, que é riquíssimo em animais marinhos e cujo o oceano à sua volta é um dos pontos mais emblemáticos do nosso país, talvez até do mundo do ponto de vista da vida marinha.
Depois da candidatura ser aprovada, estive o primeiro semestre na FCUL (onde correu tudo bem e passei a todas as cadeiras) e agora estou a fazer o segundo semestre na Universidade dos Açores, onde irei terminar o meu curso e viver experiências que não poderia viver noutro lugar como, por exemplo, poder fazer observação de baleias acompanhada de um biólogo especialista em cetáceos e que faz deles a sua vida, entre outras saídas de campo que irei com certeza adorar.
Estou no segundo dia de aulas e até agora estou a adorar, principalmente pelo facto de já ter várias saídas de campo agendadas e trabalhos práticos para apresentar, o que na FCUL não eram muito frequentes e que acabam por tornar o curso menos chato e "secante". Os professores têm sido cinco estrelas e muito atentos ao facto de não ser da Universidade, tendo sido muito atenciosos e disponíveis para o que precisar.
Na residência universitária, estou alojada num quarto individual e tem sido maravilhoso, com todas as condições necessárias para uma boa estadia, tendo inclusivamente casa de banho e chuveiro para tomar banho dentro do próprio quarto, tudo só para mim. A cozinha é partilhada e um pouco confusa, tendo disponíveis cacifos para guardarmos as nossas coisas e espaço no frigorífico para pôr os nossos frescos, mas o ambiente até agora tem sido agradável e sem razão de queixa.
Como vêm, até agora tudo corre às mil maravilhas. Emocionalmente, estou a gerir as minhas saudades de casa e da minha família e a processar o facto de estar a muitos quilómetros de distância de tudo o que me é familiar. Ainda assim, com tanto que tenho para fazer, com a euforia das aulas e o entusiasmo de estar num lugar novo e desconhecido, vivo cada dia com um sorriso na cara e a certeza que esta experiência vai valer a pena estas saudades todas que sinto.
Obrigada ao Universo por me permitir estar aqui e obrigada ao Programa de Mobilidade Almeida Garrett por existir. Espero que, como eu, muitos alunos aproveitem este Programa para viverem novas experiências e aprendizagens que na sua faculdade se calhar não têm para oferecer na área que mais gostam.
Beijinhos a todos e sejam felizes 💗
![]() |
| Belíssima ilha de São Miguel, que tão bem me recebeu 💜 |

Comentários
Enviar um comentário